Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

domingo, 16 de agosto de 2015

Viagem de bicicleta de Resende a Santos (470 km, 8 dias) - 27 Nov a 04 Dez 1990


     Essa viagem nasceu do meu entusiasmo pela nova bicicleta adquirida alguns meses antes - uma linda Caloi Mountain Bike de 18 marchas e quadro de ferro (certamente uma das primeiras MTB comercializadas no Brasil). A ideia do roteiro veio de um colega paulista - o Romar - que conhecia bem as belezas encantadoras da famosa Rodovia Rio-Santos.  Os companheiros de jornada surgiram naturalmente, nas conversas dos corredores e no entusiasmo por ideias atraentes que tínhamos de maneira tão leve à época. 

     Desta vez não tínhamos nenhum vínculo com a Academia, e também não tínhamos nenhuma experiência com o assunto (na verdade, devido à nossa rotina acadêmica, mal pedalávamos), e, logicamente, naquela época não havia bons equipamentos disponíveis (às vezes não tinha equipamento nenhum), e nem mesmo um ciclômetro pra medir distância nós tínhamos. Como alforjes usamos nossos velhos bornais de lona, amarrados aos bagageiros.

     Além de mim, embarcaram na brincadeira o William, com sua Monark de 10 marchas, o Brait, com uma Savana Cruiser e o Rezende, com sua Montana.

     Saímos de Resende numa terça-feira às seis horas da manhã, tão animados quanto inseguros se iríamos dar conta da proposta. Pedalamos pelo acostamento da Rodovia Dutra até pegar a estrada que desce a serra em direção ao litoral, por onde seguimos até a cidadezinha de Lídice. De lá tocamos até Parati e a partir desse ponto seguimos as curvas da Rio-Santos até nosso destino final.

     Como não tínhamos recursos pra hotel, passamos as noites em escolas públicas, construção abandonada, ginásio de esporte, casa de ex namorada de um dos tripulantes da equipe e por aí vai. Nosso café da manhã era sempre o tradicional pão com manteiga, comprados em qualquer padaria de esquina, e como refeições principais, no final do dia, fizemos largo uso dos velhos "PF" (prato feito).

     No caminho tivemos pneus furados, alguns problemas mecânicos e até um tombo de um dos nossos companheiros, mas o que nos marcou mesmo foram as belas paisagens daquele pedaço abençoado de litoral, infelizmente tão pouco registrado em fotos (... apenas uma câmera, de qualidade duvidosa, com apenas um rolo de filme).

     Essas foram nossas pernadas:
     - 1º dia: de Resende a Lídice - cerca de 83 km
     - 2º dia: de Lídice a Parati - cerca de 96 km
     - 3º dia: de Parati a Ubatuba - cerca de 71 km
     - 4º dia: de Ubatuba a Caraguatatuba - cerca de 51 km
     - 5º dia: de Caraguatatuba a Ilha Bela - cerca de 28 km
     - 6º dia: de Ilha Bela à Praia da Juréia - cerca de 69 km
     - 7º dia: da Praia da Juréia a Guarujá - cerca de 64 km
     - 8º dia: de Guarujá a Resende, de ônibus - cerca de 12 km pedalados

     No final, valeu cada metro, e, sem saber, estava irremediavelmente infectado pelo vírus bom de percorrer distâncias sobre essa máquina fantástica que é a bicicleta.





Foto da partida - eu, o Brait e o Rezende (e o William tirando a foto)





Algum lugar à beira da estrada, no primeiro dia




Lídice, 2º dia, 06:30 da manhã




As curvas da Rio - Santos...




Ubatuba, 4º dia, 06:30 da manhã - partindo pra mais um dia




Chegada em Santos - "missão cumprida"



Na volta a Resende, acabamos "virando notícia" num jornal local


Nenhum comentário:

Postar um comentário