Há cerca de dois meses me inscrevi em uma prova de MTB de 100 km (com 2300 m de altimetria) que aconteceria nesse 12 de novembro na região dos cânions da serra gaúcha, na cidade de Cambará do Sul-RS. O percurso da prova prometia ser espetacular, passando pela borda de grandes cânions e pelo interior de parques nacionais da região.
No entanto, cinco dias antes da data marcada, a prova foi cancelada pela organização, alegando não terem atingido o número mínimo de atletas necessário para viabilizar a competição e a falta de autorizações dos órgãos ambientais competentes. É um absurdo um negócio desse! Um desrespeito aos atletas já inscritos e que haviam se preparado para estar no evento. Havia feito um ciclozinho de treinamento específico visando essa prova e não fiquei nada contente com esse cancelamento em cima da hora.
No dia seguinte a esse comunicado, fiquei sabendo de uma prova de MTB que ocorreria aqui perto de Curitiba, na mesma data. Pra compensar o "no show" da prova que havia sido suspensa, resolvi participar dessa perto de casa, mas na distância de 60 km (com 1100 m de altimetria).
Assim, fui pra essa competição mais ou menos tranquilo do ponto de vista do preparo físico necessário.
Excepcionalmente estava um dia especialmente bonito nesse domingo - nenhuma nuvem no céu e o sol brilhando forte desde as primeiras horas da manhã.
Foi uma das provas de Mountain Bike mais bonitas de que já participei. Passamos por lugares realmente maravilhosos, do ponto de vista estético. Além disso, foi uma prova rápida, com trechos muito bacanas de leves descidas, por entre morros ondulados e plantações de diversos tipos. As subidas estavam presentes, é lógico, mas nada assustador.
Devia ter levado a câmera fotográfica para ter feito umas fotos. Optei por não levar porque, afinal de contas, era uma competição, e não um passeio. O legal de provas organizadas como essa é que se passa por lugares que de outra forma não é possível acessar, porque muitos trechos atravessam áreas particulares, nas quais é difícil entrar sem autorização.
Fico imaginando uma prova dessa sendo filmada por uma frota de drones espalhados pelo percurso... Seria simplesmente cinematográfico!
Fico imaginando uma prova dessa sendo filmada por uma frota de drones espalhados pelo percurso... Seria simplesmente cinematográfico!
Me senti muito bem durante toda a prova, particularmente da metade para o final. No final das contas, ainda fiquei em quarto lugar na categoria 45-49 anos de idade (dentre 7 atletas), em que pese minha incorrigível despreocupação competitiva. Mas isso, logicamente, é o menos importante.
Sentir aquela velha sensação de extremo cansaço físico pós prova foi muito bom. É um choque de energia uma brincadeira dessa!
Bom demais!
Dados da prova - Garmin Fenix
Altimetria
Gratidão
Força Sempre
Obs: Fotos identificadas com "GL PROMO" E "MTB ULTRA" foram feitas pela equipe de fotógrafos contratados pela organização da prova. As demais são arquivo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário