Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

sábado, 12 de março de 2022

Passeio e acampamento no camping Minatti e Ramos, Rio dos Cedros-SC, 4 e 5 de Março de 2022

 




Nesses dois dias fui dar uma volta com o Troller ali pela região de Rio dos Cedros, interior de Santa Catarina, pra dar uma desligada do ambiente urbano e relaxar um pouco. Aproveitei a saída pra pernoitar, acampando, no camping Minatti e Ramos, que fica numa linda região rural (e que achei pesquisando na internet).

Cheguei lá no final da tarde de sexta-feira, sob um tempo meio chuvoso, mas com algumas pitadas de céu azul em alguns momentos. 

Fui gentilmente recebido pelo casal que cuida do espaço, que me explicou algumas características do lugar e em seguida me deixou à vontade para que montasse minha base.

Lugar agradável e silencioso, à beira de um rio. Bastante aprazível pra passar um tempo. A noite transcorreu tranquila e aconchegante, apesar de, inesperadamente, estar um pouco quente, e do barulho de outros campistas que chegaram ainda depois de mim, e fizeram certo agito na vizinhança, mas depois de mais ou menos onze da noite, o silêncio se estabeleceu e a temperatura ficou mais agradável.

No dia seguinte levantei com o cantar dos pássaros em volta, ainda sob um tempo nublado e pouco auspicioso, mas aos poucos foi abrindo e as coisas foram se encaixando. No dia anterior havia combinado uma caminhada com o Thiago, um dos donos do lugar e entusiasta da ideia do camping. Por volta das oito e meia ele apareceu e demos início ao nosso passeio. 

Muito solícito e atencioso, me mostrou vários detalhes do sítio, desde sua casa, seus animais de estimação, família, história de vida, até as belezas naturais da região. Caminhamos cerca de duas horas e meia, seguindo uma trilha em meio à mata, subindo uma grande encosta próxima, até quase a linha de crista, onde havia um grande paredão de rocha, com alguns filetes d'água e uma linda vegetação nativa. A todo momento ele ia me mostrando os detalhes das plantas, árvores e indícios de animais, mostrando-se um profundo conhecedor prático do ambiente em que vive. 

No final da manhã ainda fomos (no carro dele) a uma bonita cachoeira nas redondezas, conhecida como cachoeira da santa, onde havia uma pequena capela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, de quem ele disse ser devoto. 

Na sequência retornamos ao local do camping, onde ele me mostrou dois chalés recém construídos com a intenção de serem alugados, além da casa dos sogros dele, em construção. O lugar realmente é um convite ao sossego e à contemplação. Verdadeiro cenário de filme! Muito inspirador!

De volta ao local da barraca, encontrei vários novos campistas que haviam chegado ao longo da manhã, dando ao lugar um aspecto mais agitado do que normalmente aprecio. Por outro lado, surgiu oportunidade de algumas boas conversas, como com um camarada que estava em um enorme motorhome, quase do tamanho de um ônibus convencional. Uma verdadeira casa sobre rodas (que inclusive me surpreendi como ele conseguiu chegar até aquele lugar com um veículo tão grande)! Me contou um pouco de sua história de vida e de sua vasta experiência como campista. Bem bacana esse espírito acolhedor e comunitário desse estilo de vida. 

Depois fiz meu almoço, descansei um pouco, desmontei meu acampamento minimalista e pus o pé na estrada, de volta pra casa. 

Dirigir por essas estradinhas de terra do interior com o Troller é pura diversão. É realmente bem divertido! Todas as (poucas) vezes em que dou essas saídas, sempre fico me perguntando por que não faço isso com mais frequência. Mas ao mesmo tempo, também me questiono, por estranho que pareça, se esses movimentos fazem algum sentido... Quer dizer, "qual o sentido de tudo isso?"... Rsrs... É sério, às vezes as sensações e leituras da vivência que estou tendo são incrivelmente ambíguas! Nós e nossas complexidades! 

Como autodefesa a esses momentos em que me vejo invadido por certos sentimentos e questionamentos desnorteantes, já estabeleci comigo mesmo que não, essas coisas não tem sentido algum, são apenas momentos e energias, apenas pinceladas numa tela em constante construção, apenas 'grãos de poeira dançando num raio de luz'. E segue o baile!

Vamos juntos?



























































































































































Chegando de volta a Curitiba...


















 

No caminho de volta pra casa, no final da tarde, fiz um voozinho com o drone, à beira da estrada, pra dar uma espiada no visual lá em cima.

(Sim, foi um pouco alto... E sim, devia ter feito uma filmagem, mas levantei voo pensando em fotografar e na hora, concentrado na pilotagem, acabei não me atentando a gravar um pequeno vídeo, porque lá em cima estava bem bonito e teria ficado legal. Fica pra próxima...)




















 





"Tua vida, meu irmão, é uma ilha separada de todas as outras ilhas e continentes.

E não importa quantos navios envies às outras costas,

e não importa quantos delas recebas,

tu permaneces a mesma ilha,

isolada nas suas tristezas e alegrias, 

distante na sua nostalgia,

desconhecida nos seus segredos e mistérios."

(Gibran Khalil Gibran)





Gratidão



Força Sempre








Nenhum comentário:

Postar um comentário