Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

domingo, 13 de junho de 2021

Passeio 4x4 na Lagoa dos Patos, 21 a 23 de Maio de 2021

 






Explorando rotas na Lagoa dos Patos com o Troller
* Passeio guiado *
(guia: Henrique Cirio/ instagram: @tracando.caminhos)




Fui participar dessa pequena expedição na Lagoa dos Patos com o intuito de conhecer a região e curtir o Troller em situações mais específicas de uso off road.

Aderi, através de pesquisas na internet, a um comboio guiado por um experiente conhecedor da região, o Henrique Cirio, que nos orientou com todos os detalhes necessários à preparação e realização da viagem. 

Saí de Curitiba na sexta feira, dia 21 de maio, cedo. Até o local marcado para o encontro, um camping situado às margens da Lagoa, nas imediações do município de Tavares, foram 765 km percorridos. O tempo, marcado por um céu cinzento e chuvas ocasionais, não estava lá muito animador.

O encontro com a turma, no finalzinho da tarde, foi bem bacana. Pessoas desconhecidas unidas por uma afinidade em comum.

Havia doze carros no grupo, muitos dos quais em família, inclusive com crianças, aparentemente muito bem adaptadas às restrições típicas do ambiente meio rústico do acampamento em que nos instalamos.

Tivemos um saboroso jantar de comida caseira como recepção e na sequência nos recolhemos ao aconchego de nossas barracas, negociando o conforto possível com o tempo frio e úmido. 

No dia seguinte cedo, após o desjejum, tivemos o briefing dos procedimentos do passeio e em seguida partimos para o roteiro.

Enfrentamos, ao longo do dia, diversas situações e passagens técnicas off road, como lama, areia e muita água.

Me surpreendi com a beleza do lugar, caracterizada por aquele aspecto de lugar inóspito, distante e selvagem, com belos horizontes, cores e variações de vegetação. 

No meio do dia fizemos um lanche meio em conjunto, ao estilo pic-nic, como almoço, e prosseguimos na missão.

A essa altura o céu já estava mais limpo, bem azul; em compensação, o vento começou a aumentar consideravelmente, e lá pelo meio da tarde nosso guia recebeu um alerta, pelo celular, de risco de ciclone no decorrer da noite, com possíveis rajadas de vento de mais de 80 km/h. Diante desse cenário, foi decidido alterar o planejamento inicial, que era de fazer um camping selvagem em um lugar isolado às margens da lagoa, e retornar ao sítio em que havíamos ficado na noite anterior, situado em lugar mais abrigado e seguro. 

À noite nosso guia ainda tirou da cartola um belo churrasco, animado por boa conversa sobre carros e histórias do mundo off road. 

No decorrer da noite o vento realmente castigou nossas frágeis barracas, confirmando o alerta de ventos fortes para a região.

No dia seguinte retornamos ao roteiro previsto, percorrendo a lagoa por sua margem sentido norte. Mas com as chuvas e o forte vento das últimas horas, a altura da água em alguns pontos estava bem alterado para mais, o que nos obrigou a fazer mais algumas alterações nos planos iniciais. 

Por volta do meio dia encerramos os trabalhos em um posto de serviços junto à BR 101, satisfeitíssimos com a brincadeira e com aquele gostinho de "quero mais". 

O Troller se saiu à altura do que se espera dele, meio como um trator em formato de carro. Passou por todos os obstáculos e terrenos difíceis como se estivesse passeando num parque de diversão. Irrepreensível. Só o motorista que precisa de alguns aperfeiçoamentos técnicos, a fim de tirar da máquina o melhor que ela tem a oferecer. 

No começo da tarde peguei a estrada rumo às serras gaúcha e catarinense, para a segunda parte dessa viagem, que relato no próximo post.

Sobre a Lagoa dos Patos, ficam semeadas algumas ideias de retorno à região, quem sabe em outros formatos, como viagens de bike, remadas em caiaque oceânico ou mesmo caminhando. Acho que o segredo dessas brincadeiras está na inspiração e na disposição de espírito pra esse tipo de empreitada. O encantamento do sujeito, muito mais do que do objeto em si. 

Vamos juntos?








Dia 21, sexta-feira












Chegando à região da Lagoa dos Patos, no final da tarde, BR 101
















Acampamento montado









***








Dia 22, sábado


























































































































































































Primeiro dia, 110 km percorridos, 7h 40min (rota em vermelho)







***




Dia 23, domingo


Amanhecer do dia no acampamento










Farol Cristóvão Pereira













































Segundo dia, 84 km percorridos, 3h 20min (rota em vermelho)







Em vermelho: região do passeio






Assista, no link abaixo, a um vídeo com imagens do passeio,

da câmera de bordo:


Passeio 4x4 Lagoa dos Patos







Obs: Meu muito obrigado ao guia Henrique Cirio, por toda atenção e boa vontade na condução do passeio.







Gratidão



Força Sempre





Um comentário: