Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

terça-feira, 22 de junho de 2021

Curso de pilotagem de moto off road Master Trail, Porto Alegre - RS, 5 e 6 de Junho de 2021

 


Neste final de semana fui a Porto Alegre, com a Tiger, fazer um curso que há tempos vinha querendo fazer - curso de pilotagem off road na Escola de Pilotagem Avançada Master Trail, do instrutor André Vargas. 

Saí de Curitiba na sexta feira, dia 4, de manhã cedo, e no final da tarde estava tocando o solo no município de Nova Santa Rita (748 km percorridos), nos arredores de Porto Alegre. Viagem sem alteração, com a primeira metade sob um céu nublado, e a segunda parte com sol e céu azul.










No sábado pela manhã me encontrei com a turma do curso no Centro de Treinamento montado no espaço Velopark, um autódromo da região. 

Havia sete alunos, seis dos quais em motos BMW (cinco 1200 GS e uma 310 GS), e eu com a Triumph. Dentre nós, uma mulher. 










Nosso instrutor, André Vargas, tem um extenso e respeitável currículo na área de ensino de pilotagem de motos, bem como de viagens pessoais de moto. Mais do que isso, tem vocação para o motociclismo e para o ensino, capacidades que o tornam perfeitamente ajustado para a missão.

Nos dias anteriores havíamos assistido, on line, algumas aulas gravadas pelo André, com alguns conceitos teóricos e orientações gerais, mas o curso nesse final de semana foi totalmente prático.

No decorrer dos dois dias aprendemos e praticamos diversas manobras e técnicas de transposição de variados obstáculos, na maioria das vezes exercitando várias vezes a mesma manobra, pra solidificar a memória muscular e cerebral da técnica. 

E não foi fácil. Na realidade foi bem tenso, porque estávamos o tempo todo testando o limite da moto e o nosso próprio, o tempo todo sob o risco de uma queda (e consequentes possíveis consequências). Por diversas vezes houve aquelas situações de "quase queda" [e, no meu caso, houve de fato uma queda, em um obstáculo de transposição de troncos paralelos em caixa de brita, mas felizmente sem grandes avarias], o que deixava a adrenalina a mil.

Em várias situações, quando o instrutor explicava o que deveríamos fazer, batia aquela sensação de insegurança - "será que vai dar certo?", mas a didática e boa conversa do nosso amigo André, aliado ao formato do curso em si e excelente estrutura construída no local ajudaram muito a nos dar a coragem necessária pra enfrentar nossos medos. 

Dentre os diversos e valiosos ensinamentos assimilados nesses dois dias, creio que tão importantes quanto os da área estritamente técnica, são os da área afetiva/ psicológica, como manter a calma, manter o foco na solução (e não no problema), atitude confiante e o tal do não ter medo de cair. Todos esses, aspectos mentais que assombram nosso estado psicológico e por vezes nos tiram do centro. É fantástico observar (e conseguir intervir) (n)esse mecanismo mental de lidar com situações de stress e de risco.

Só tenho a agradecer ao mestre André Vargas e sua equipe pela excelente oportunidade que tivemos de aprender um pouco dessa envolvente arte de dominar a motocicleta em situações de pilotagem off road, por sua boa vontade, genuíno interesse no tema, disposição pra ajudar e participar e por seu espírito guerreiro. Foi bom demais!




Para conhecer mais sobre a Escola e os cursos visite o site no link abaixo:

https://www.mastertrail.com.br/




***




Concluído o curso, retornei a Curitiba na segunda-feira, dia 7, sendo que desta vez o tempo estava daquele jeito bastante comum aqui pelo sul, tudo nublado, com um pouco de chuva e bem frio. Pernoitei em Joinville nesse dia e cheguei em casa no meio da manhã da terça-feira. 

Sobre o desempenho da Tiger nessas condições bem adversas enfrentadas, só tenho elogios. Baita máquina! Nessas horas faz diferença aquela história do peso e tamanho da moto. Muito embora, como diz o nosso instrutor André, a técnica valha para qualquer tipo de moto, não tenho dúvidas que em certas situações, certas motos são mais fáceis de lidar.

A respeito dos modos de pilotagem e níveis de intervenção da tecnologia (ABS, controle de tração e entrega de potência) nessas situações de pilotagem off road, nosso instrutor foi bem claro e direto: "desliga tudo!". Mas ainda assim testamos as duas situações pra ter a própria experiência, e fica evidente que com tudo desligado realmente a moto fica mais na mão e segura. Mas isso ainda depende de algumas outras variáveis do terreno e do conhecimento e habilidade do piloto. O fato é que fiz todo o curso no modo "Off Road Pro" (tudo desligado). 




***



Algumas fotos do curso:
(crédito das fotos: equipe Master Trail)




Primeiro dia:


Primeiras manobras: exercitando a transferência de peso e equilíbrio








Frenagem com derrapagem na roda traseira





























Subida íngreme








Descida íngreme








Plano inclinado





A turma reunida





Segundo dia:


Primeira queda do dia, de um colega da turma (primeira de algumas...)
Como medidas de proteção, antes do início do curso, fomos orientados 
a retirar a bolha e a revestir os protetores de carenagem e motor com espuma, 
a fim de minimizar danos. 

















Controle de saída em brita (simulando rípio)








Pilotagem em caixa de brita (simulando rípio),
com aceleração e frenagem de emergência








Descida em situação de emergência
(moto desligada, controle na embreagem e freio)

















Subida de emergência








Troca de cava








Transposição em situação de equilíbrio








Pilotagem em caixa de areia



































Transposição de água






















Transposição de lama

















Transposição de lama, em situação de emergência 
(quando não dá mais pra ficar em cima da moto)








Encerramento e entrega do certificado de conclusão do curso



































Gratidão





Força Sempre













2 comentários: