Recentemente o meu amigo Maxmilian Leisner postou um vídeo no seu canal no Youtube [neste link: Sobre as Lições Deixadas por uma Campeã Olímpica e Mundial que Partiu Cedo Demais ] em que comenta, em essência, sobre os motivos e compromissos que vem envolvendo as provas esportivas desses nossos tempos, em particular, as de triathlon e ciclismo, mas a reflexão se estende também a diversas outras modalidades.
Tentar analisar um pouco do perfil psicológico e emocional das pessoas que participam desses eventos é mesmo bem instigante. É inegável que a grande maioria parece que deixa a brincadeira ir longe demais, digamos assim. É interessante como as pessoas se alteram sob um pouco de pressão e parecem perder a real noção das coisas.
Essas provas de mountain bike que acontecem na região de Curitiba são um laboratório dessas situações. Ok que a proposta é ser uma competição, e não um passeio ciclístico. Ok fazer um pouco de força e procurar andar um pouco mais forte. Mas será que o maior valor de um evento como esse está na questão da posição de um atleta em relação a outro? Será que vale a pena passar dos limites da boa convivência e do sentimento de estar se divertindo em prol de um lugar no pódio? Pois é... o que nos move?
Pessoalmente acho que tenho ficado, pelo que tenho observado em mim mesmo, com o passar do tempo, cada vez menos competitivo e mais observador... rsrsrs... e pode ser que isso seja mais um defeito do que uma virtude, quem sabe?...
O fato é que fui participar dessa provinha em Morretes, no último domingo, com o claro intuito de brincar de andar de bicicleta no meio do mato, fazer um pouquinho de força, lidar com alguns dos meus limites de sempre e curtir o momento. Nesse sentido, pode-se dizer que tudo deu muito certo. Dia bonito, paisagem bonita, alguns trechinhos bem técnicos no percurso e aquele clima de agito no ar (bom, de vez em quando).
No final das contas, acho que alguns momentos de felicidade, como diz o Max.
Viva a vida!
Momentos antes da largada
Travessia de rio
A paisagem em determinado ponto da trilha
Chegada! Bom demais! Valeu!
Dados da brincadeira
Altimetria
Gratidão
Força Sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário