Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

quinta-feira, 8 de março de 2018

Caiaque no Parque Iguaçu, Curitiba, Fev/ Mar 2018










O Parque Iguaçu, também conhecido como Parque Náutico, fica na divisa entre Curitiba e a cidade vizinha de São José dos Pinhais, e abriga uma raia de remo e canoagem não muito grande, mas suficiente para proporcionar um excelente espaço para a prática desses esportes num local de fácil acesso.

É o meu local de treino de remo. De vez em quando dou um pulo lá.

Ao lado da lagoa situa-se um galpão em que funcionam duas ou três associações de remadores e canoístas. Há um tempo atrás deixava meu caiaque lá, mas agora estou num esquema autônomo, guardando meu barco em casa (em que pese o trabalho de transporta-lo cada vez que o utilizo). 

A raia tem dimensões aproximadas de 2 km de extensão por 100 m de largura. Não é lugar para grandes remadas, mas para um treininho (ou só pra dar uma relaxada) uma vez ou outra é bastante bom.

É legal também encontrar outros remadores que sempre estão por lá. Se quiser, sempre dá pra puxar conversa e se informar sobre o que anda acontecendo no mundo da canoagem.

Recentemente a Seleção Brasileira de Canoagem esportiva montou uma base por lá. A equipe passou meses treinando diariamente no local, com boa estrutura de barcos de apoio (a motor), treinadores com cronômetros nas mãos, barcos com adesivos de patrocinadores, contêineres para armazenamento dos barcos, seguranças pra cuidar que o material não fosse roubado, e coisa e tal. Atualmente, no entanto, só restam os contêineres fechados e abandonados. Não tenho ideia dos motivos desse sumiço, mas é interessante como essas iniciativas são voláteis nesse nosso país. 'Se fosse no Canadá...'

Acho bacana também curtir o caiaque como um instrumento de treinamento esportivo, ainda que sem intenção competitiva. Remar é um excelente exercício físico, infelizmente pouco percebido como tal pela grande maioria das pessoas.

É muito fácil cair no pensamento comum de que o legal de ter um caiaque é fazer grandes expedições e remadas alucinantes. É bacana mesmo fazer essas coisas, mas é legal também curtir a "vida simples" de remadas curtas e previsíveis, em local conhecido, perto de casa.

Nas últimas vezes em que lá estive me desafiei a levar a câmera fotográfica (e o drone Mavic) pra fazer umas fotos. Quando um lugar se torna habitual, é praticamente certo "acostumarmos" o olhar ao cenário local e, com isso, não observar mais os detalhes. Nessas últimas idas lá, busquei vencer essa tendência, e, com isso, tentar enxergar de forma inovadora as cenas já comuns.

Aí está um pouco do que andei vendo com essa iniciativa.



























































































































































O Parque Iguaçu no Google Maps











Dados de um treino (1º Mar 18)












"Fotografia é o poder da observação, não da aplicação da tecnologia".

(Ken Rockwell)







"O fotógrafo é um poeta que rima imagens".

(Lina Marano)






Obs:

- Todas as fotos: arquivo pessoal.

- E aí, o que achou das fotos? Deixe seu comentário...











Gratidão






Força Sempre










Um comentário:

  1. Buenas meu caro!
    É tranquilo remar por lá? Vi relatos de problemas com a Guarda Municipal ...
    Abraços!

    ResponderExcluir