Há quem defenda a tese de que equipamentos especiais merecem uso específico. Conceito esse que aprecio com bastante carinho. Há também, no entanto, a antítese de que o uso que se dá às coisas que se tem é absolutamente subjetivo e relativo, o que, convenhamos, também é bastante razoável.
Como síntese entre esses pontos de vista opostos, no dia 14 de Maio investi num campo de atuação inédito pra mim, e que há tempos me instigava a imaginação - a participação num rally de regularidade off road.
A oportunidade surgiu com a Etapa Curitiba da Copa Troller, um campeonato nacional de rally organizado e implementado pela marca Troller, que tem etapas em diversas cidades de vários estados Brasil afora.
(Crédito da foto: organização da prova)
O "problema" era que não tinha experiência alguma nessa área, nem sabia como funcionava esse tipo de prova. Resolvi "pagar pra ver". Inscrevi-me na prova umas três semanas antes da data prevista e comecei a pesquisar aqui e ali sobre o assunto.
Pra começo de conversa era necessário ter um navegador, ou seja, um "co-piloto" que ficasse responsável pela navegação durante o percurso. Convidei o Alexandre Oliveira, amigo que gosta e tem afinidade com carros e que me auxiliou na compra do Troller há alguns meses.
Na véspera estivemos na concentração da prova para a confirmação da inscrição, reunião de briefing, adesivagem e inspeção do veículo. Destaque para a organização impecável e de alto nível do evento. Pra quem gosta do tema é uma satisfação estar nesse tipo de ambiente.
O Troller é um carro que tem uma legião de fãs. E não é à toa. Possuidor de qualidades e características técnicas e mecânicas mais do que provadas e comprovadas, o carrinho evoca também a cativante ideia de robustez e aventura. Ver os carros muito bem preparados de outros competidores é inspiração e estímulo à imaginação. Muito bacana a proposta a que o equipamento se propõe.
(Crédito da foto: organização da prova)
Participamos na categoria "Expedition", que equivale a uma espécie de iniciante, com percurso tecnicamente mais tranquilo e velocidade média mais baixa, em relação às demais categorias.
(Crédito da foto: organização da prova)
Usamos como referência para a navegação tão somente cronômetro e odômetro do carro, enquanto a maioria usava modernos aplicativos de informática e, os mais experientes, equipamentos específicos de aferição e controle de tempo.
A prova em si foi muito legal. O tempo estava meio cinzento e havia chovido um pouco nos dias anteriores, de forma que em vários trechos do percurso havia passagens fartas de lama e poças d'água que fizeram a festa dos fotógrafos de plantão.
(Crédito das próximas seis fotos: organização da prova)
Algumas imagens de outros carros na prova:
Algumas imagens de outros carros na prova:
Passamos por regiões bastante bonitas e por trechos desafiantes tecnicamente ("será que passa?"). Ao todo rodamos cerca de 95 km, com largada às 09:42h e chegada de volta ao ponto inicial por volta das 15:00h.
Ficou o aprendizado e a vontade de se aperfeiçoar na brincadeira, além de algumas belas imagens na memória e em algumas fotos. Afinal de contas, teses e antíteses à parte, usar esses brinquedos no seu habitat natural é mesmo pura diversão.
Meu obrigado especial ao parceiro Alexandre, por ter aceito o convite, por ter desempenhado com esmero a função de navegador e pela companhia cavalheiresca.
Obs: Classificação final na categoria Expedition: 16º/ 31.
Mais uma vez o parabenizo pela belíssima aventura. Fico feliz por ver você desfrutar dos prazeres da vida. Parabéns meu irmão. (Gilson Assis)
ResponderExcluirCaro Assis
ResponderExcluirEu que agradeço o convite e realmente foi uma aventura muito acima da expectativa.
Sempre andei de off-road e já havia utilizado planilhas para navegação em passeios direcionado.
Foi para mim também a primeira vez que fiz uma navegação em um rally de regularidade.
A Emoção que senti ao prever o percurso por meio das planilhas e ao mesmo tempo controlar o tempo do trecho foi inesquecível.
A parceria dentro da cabine foi outro ponto forte onde conseguimos rapidamente um entrosamento que mesmo con recursos escassos, e até arrisco a dizer inadequados para acompanhar um rally de regularidade, conseguimos um desempenho satisfatório.
Valeu mesmo!
Muito obrigado.
Alexandre Oliveira.