Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

domingo, 22 de maio de 2016

Rally de regularidade Copa Troller Etapa Curitiba - 14 Mai 2016






     Há quem defenda a tese de que equipamentos especiais merecem uso específico. Conceito esse que aprecio com bastante carinho. Há também, no entanto, a antítese de que o uso que se dá às coisas que se tem é absolutamente subjetivo e relativo, o que, convenhamos, também é bastante razoável. 

     Como síntese entre esses pontos de vista opostos, no dia 14 de Maio investi num campo de atuação inédito pra mim, e que há tempos me instigava a imaginação - a participação num rally de regularidade off road

     A oportunidade surgiu com a Etapa Curitiba da Copa Troller, um campeonato nacional de rally organizado e implementado pela marca Troller, que tem etapas em diversas cidades de vários estados Brasil afora. 


(Crédito da foto: organização da prova)

     O "problema" era que não tinha experiência alguma nessa área, nem sabia como funcionava esse tipo de prova. Resolvi "pagar pra ver". Inscrevi-me na prova umas três semanas antes da data prevista e comecei a pesquisar aqui e ali sobre o assunto.

     Pra começo de conversa era necessário ter um navegador, ou seja, um "co-piloto" que ficasse responsável pela navegação durante o percurso. Convidei o Alexandre Oliveira, amigo que gosta e tem afinidade com carros e que me auxiliou na compra do Troller há alguns meses.

     Na véspera estivemos na concentração da prova para a confirmação da inscrição, reunião de briefing, adesivagem e inspeção do veículo. Destaque para a organização impecável e de alto nível do evento. Pra quem gosta do tema é uma satisfação estar nesse tipo de ambiente.






     O Troller é um carro que tem uma legião de fãs. E não é à toa. Possuidor de qualidades e características técnicas e mecânicas mais do que provadas e comprovadas, o carrinho evoca também a cativante ideia de robustez e aventura. Ver os carros muito bem preparados de outros competidores é inspiração e estímulo à imaginação. Muito bacana a proposta a que o equipamento se propõe.


                                                                                               (Crédito da foto: organização da prova)

     Participamos na categoria "Expedition", que equivale a uma espécie de iniciante, com percurso tecnicamente mais tranquilo e velocidade média mais baixa, em relação às demais categorias.


(Crédito da foto: organização da prova)

     Usamos como referência para a navegação tão somente cronômetro e odômetro do carro, enquanto a maioria usava modernos aplicativos de informática e, os mais experientes, equipamentos específicos de aferição e controle de tempo.




     A prova em si foi muito legal. O tempo estava  meio cinzento e havia chovido um pouco nos dias anteriores, de forma que em vários trechos do percurso havia passagens fartas de lama e poças d'água que fizeram a festa dos fotógrafos de plantão.


(Crédito das próximas seis fotos: organização da prova)

Algumas imagens de outros carros na prova:



















     Passamos por regiões bastante bonitas e por trechos desafiantes tecnicamente ("será que passa?"). Ao todo rodamos cerca de 95 km, com largada às 09:42h e chegada de volta ao ponto inicial por volta das 15:00h.





     Ficou o aprendizado e a vontade de se aperfeiçoar na brincadeira, além de algumas belas imagens na memória e em algumas fotos. Afinal de contas, teses e antíteses à parte, usar esses brinquedos no seu habitat natural é mesmo pura diversão.



Meu obrigado especial ao parceiro Alexandre, por ter aceito o convite, por ter desempenhado com esmero a função de navegador e pela companhia cavalheiresca.











Obs: Classificação final na categoria Expedition: 16º/ 31.







2 comentários:

  1. Mais uma vez o parabenizo pela belíssima aventura. Fico feliz por ver você desfrutar dos prazeres da vida. Parabéns meu irmão. (Gilson Assis)

    ResponderExcluir
  2. Caro Assis
    Eu que agradeço o convite e realmente foi uma aventura muito acima da expectativa.
    Sempre andei de off-road e já havia utilizado planilhas para navegação em passeios direcionado.
    Foi para mim também a primeira vez que fiz uma navegação em um rally de regularidade.
    A Emoção que senti ao prever o percurso por meio das planilhas e ao mesmo tempo controlar o tempo do trecho foi inesquecível.
    A parceria dentro da cabine foi outro ponto forte onde conseguimos rapidamente um entrosamento que mesmo con recursos escassos, e até arrisco a dizer inadequados para acompanhar um rally de regularidade, conseguimos um desempenho satisfatório.
    Valeu mesmo!
    Muito obrigado.
    Alexandre Oliveira.

    ResponderExcluir