O Circuito "Amazing Runs" usa como "apelo de marketing" (como o próprio nome sugere) a promessa de montar corridas em locais especialmente bonitos e atraentes. Descontado o "canto da sereia" sempre um pouco artificializado das peças de publicidade, o fato é que a proposta dos caras é bem interessante.
No final de semana de 21 e 22 de maio a brincadeira foi na aprazível Ilha do Mel, no litoral do Paraná. No sábado haveria a corrida de 14 e de 9 km, e no domingo a de 21 e de 5 km, sendo que havia também a proposta pra fazer a dobradinha 14 + 21 km, chamado de "Desafio da Butuca".
Inscrevi-me no percurso de 21 km várias semanas antes. Na quinta-feira anterior à prova encontrei-me com o amigo Alexandre Ferreira na retirada dos kits da corrida, sentamos pra bater um papo e ele me contou que estava inscrito pra corrida de 14 km e estava precisando de uma carona pra ir para Pontal do Sul (local de embarque para a Ilha) no sábado cedo. A fim de atender à necessidade dele e também pra ter alguém pra trocar algumas ideias durante a viagem, resolvi alterar minha participação da corrida de 21 para a de 14 km.
Combinamos de sair no sábado, às 05:20 h, da minha casa. Acordei às 04:30 sob o barulho característico e decidido de uma forte chuva do lado de fora. De Curitiba até o litoral são cerca de 130 km de estrada, incluindo a descida da Serra do Mar, frequentemente envolta em espessa neblina, particularmente nessa hora da madrugada... Ou seja, fatores que se somaram rapidamente na análise da situação daquele momento: ir ou voltar pra debaixo das aconchegantes cobertas e deixar de lado aquela história de correr numa ilha distante e paradisíaca?
Bem, mas 'vai que' a chuva pára, que dá tudo certo, e que novamente possamos vivenciar aquela mágica sensação de fazer uma corrida bacana num lugar bacana...
Fomos.
A largada estava prevista para ser às nove da manhã. Zarpamos no barco que nos levaria à Ilha do Mel às 07:15, de acordo com o previsto. Os cerca de 40 minutos da travessia foram pontuados pelo sacolejar do barco nas ondulações do mar e pelo cheiro de óleo diesel do barulhento motor tremendo no porão... Perigosa combinação à estabilidade das sensações tão próximo à hora da largada. Mas passamos também por essa etapa sem problemas.
Por incrível que pareça o tempo foi melhorando pouco a pouco e às oito e meia da manhã já era possível ver umas frestinhas de céu azul, a chuva havia parado e o frio já não incomodava tanto.
Dada a largada às nove horas, tudo começa a se encaixar melhor. Belo visual, silêncio, praia, mar, gente animada em volta, ar puro pra respirar. Perfeito!
Aproveitei as circunstâncias do momento e me envolvi num joguinho psicológico em que pensei: "bem, como ia correr 21 km e vou correr 'apenas' 14, posso dar uma intensificada no ritmo, não?". Meus "assessores internos" aceitaram o argumento e logo me vi num bom ritmo de prova.
Uma hora e sete minutos depois cruzava a linha de chegada, satisfeito com o rendimento, com a corrida, com a natureza, em paz com a vida! Santo exercício!!
Essa sensação de ligeiro desconforto, seguida de uma ligeira euforia, seguida daquele 'aperto' nos pulmões e nas pernas, seguido de um sentimento de estabilidade e de harmonia com tudo isso... Ao passo que o corpo se aquece, o tempo muda de dimensão, o foco se estreita e de repente bate aquela sensação de quase êxtase... É mais ou menos isso que a gente busca quando se lança nessas empreitadas...
Terminada a brincadeira voltamos pra casa satisfeitos por não termos decidido voltar pra cama naquele momento sensível às quatro e meia da manhã.
No dia seguinte sim choveu de verdade o dia inteiro, sem trégua, e não posso negar que foi duplamente gratificante ficar debaixo das cobertas naquela fria manhã de domingo. Cada coisa na sua hora, do jeito que tiver que ser...
Gracias.
No dia seguinte sim choveu de verdade o dia inteiro, sem trégua, e não posso negar que foi duplamente gratificante ficar debaixo das cobertas naquela fria manhã de domingo. Cada coisa na sua hora, do jeito que tiver que ser...
Gracias.
Ao fundo, a linha de montanhas da Serra do Mar, no continente.
(Crédito da foto: organização da prova)
(Crédito da foto: organização da prova)
Distância corrida: 14 km
Tempo: 01h 07min 56seg
Velocidade média: 12,3 km/h
"Força Sempre"
Mais uma linda aventura meu irmão. Um grande abraço.
ResponderExcluirGilson
Sempre na ativa! Excelente. Ab Manzan
ResponderExcluirSempre na ativa! Excelente. Ab Manzan
ResponderExcluir