Tiger 900 Rally Pro

domingo, 29 de maio de 2016

Corrida em trilha (14 km) na Ilha do Mel-PR ("Amazing Runs") - 21 Mai 2016

O Circuito "Amazing Runs" usa como "apelo de marketing" (como o próprio nome sugere) a promessa de montar corridas em locais especialmente bonitos e atraentes. Descontado o "canto da sereia" sempre um pouco artificializado das peças de publicidade, o fato é que a proposta dos caras é bem interessante.

No final de semana de 21 e 22 de maio a brincadeira foi na aprazível Ilha do Mel, no litoral do Paraná. No sábado haveria a corrida de 14 e de 9 km, e no domingo a de 21 e de 5 km, sendo que havia também a proposta pra fazer a dobradinha 14 + 21 km, chamado de "Desafio da Butuca".

Inscrevi-me no percurso de 21 km várias semanas antes. Na quinta-feira anterior à prova encontrei-me com o amigo Alexandre Ferreira na retirada dos kits da corrida, sentamos pra bater um papo e ele me contou que estava inscrito pra corrida de 14 km e estava precisando de uma carona pra ir para Pontal do Sul (local de embarque para a Ilha) no sábado cedo. A fim de atender à necessidade dele e também pra ter alguém pra trocar algumas ideias durante a viagem, resolvi alterar minha participação da corrida de 21 para a de 14 km.

Combinamos de sair no sábado, às 05:20 h, da minha casa. Acordei às 04:30 sob o barulho característico e decidido de uma forte chuva do lado de fora. De Curitiba até o litoral são cerca de 130 km de estrada, incluindo a descida da Serra do Mar, frequentemente envolta em espessa neblina, particularmente nessa hora da madrugada... Ou seja, fatores que se somaram rapidamente na análise da situação daquele momento: ir ou voltar pra debaixo das aconchegantes cobertas e deixar de lado aquela história de correr numa ilha distante e paradisíaca?

Bem, mas 'vai que' a chuva pára, que dá tudo certo, e que novamente possamos vivenciar aquela mágica sensação de fazer uma corrida bacana num lugar bacana...

Fomos.

A largada estava prevista para ser às nove da manhã. Zarpamos no barco que nos levaria à Ilha do Mel às 07:15, de acordo com o previsto. Os cerca de 40 minutos da travessia foram pontuados pelo sacolejar do barco nas ondulações do mar e pelo cheiro de óleo diesel do barulhento motor tremendo no porão... Perigosa combinação à estabilidade das sensações tão próximo à hora da largada. Mas passamos também por essa etapa sem problemas.

Por incrível que pareça o tempo foi melhorando pouco a pouco e às oito e meia da manhã já era possível ver umas frestinhas de céu azul, a chuva havia parado e o frio já não incomodava tanto.

Dada a largada às nove horas, tudo começa a se encaixar melhor. Belo visual, silêncio, praia, mar, gente animada em volta, ar puro pra respirar. Perfeito!

Aproveitei as circunstâncias do momento e me envolvi num joguinho psicológico em que pensei: "bem, como ia correr 21 km e vou correr 'apenas' 14, posso dar uma intensificada no ritmo, não?". Meus "assessores internos" aceitaram o argumento e logo me vi num bom ritmo de prova.

Uma hora e sete minutos depois cruzava a linha de chegada, satisfeito com o rendimento, com a corrida, com a natureza, em paz com a vida! Santo exercício!!

Essa sensação de ligeiro desconforto, seguida de uma ligeira euforia, seguida daquele 'aperto' nos pulmões e nas pernas, seguido de um sentimento de estabilidade e de harmonia com tudo isso... Ao passo que o corpo se aquece, o tempo muda de dimensão, o foco se estreita e de repente bate aquela sensação de quase êxtase... É mais ou menos isso que a gente busca quando se lança nessas empreitadas...

Terminada a brincadeira voltamos pra casa satisfeitos por não termos decidido voltar pra cama naquele momento sensível às quatro e meia da manhã.

No dia seguinte sim choveu de verdade o dia inteiro, sem trégua, e não posso negar que foi duplamente gratificante ficar debaixo das cobertas naquela fria manhã de domingo. Cada coisa na sua hora, do jeito que tiver que ser...

Gracias.

Ao fundo, a linha de montanhas da Serra do Mar, no continente.

(Crédito da foto: organização da prova)