Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Participação na 8ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike, Porto Amazonas-PR, 27 de Outubro de 2019




(Crédito da foto: organização da prova)





Fui participar dessa etapa do Campeonato Metropolitano de MTB na cidadezinha de Porto Amazonas, a cerca de 80 km de Curitiba, com a intenção de dar uma pedalada num lugar diferente e enfrentar os desafios inerentes a uma prova ciclística desse tipo, ou seja, modo "adaptação às demandas do percurso ativado". 

A prova foi bem bacana, num lugar com visual inspirador, no planalto paranaense, tendo na maior parte do tempo longas colinas estendendo-se à distância, com uma longa linha do horizonte até onde os olhos alcançavam.

As dificuldades foram pontuadas por um calor intenso, forte vento contra em alguns trechos, altimetria razoável e adversidades naturais do terreno, como trechos com areia fofa, outros com raízes, buracos, pedras, etc. 

A distância (53 km) também acaba por ser um ponto desafiador, pois depois de um tempo as energias vão se tornando escassas, como se sabe.

Essas oportunidades são sempre boas pra ver a quantas anda nosso suposto condicionamento físico-emocional, bem como as condições do equipamento. Em termos de preparo físico continuo seguindo uma linha um tanto eclética, apostando na diversidade de modalidades e de formatos de treinamento. Isso tem o lado bom de evitar a monotonia, pois tenho variado tanto que apenas a ciclos razoavelmente longos acabo repetindo algum tipo de treino. Por outro lado, esse modelo tem o risco de poder levar a alguma deficiência real de treinamento mais específico. Apesar dessa abordagem multi tarefa nos treinamentos, acho que a brincadeira deu certo, pois me senti fazendo força o tempo todo, sem sinais de exaustão ou de maiores dificuldades.

Em termos de equipamento, usei nessa prova a bike Specialized Chisel (aro 29, quadro em alumínio), equipamento novo que substituiu minha antiga Stumpjumper (com a qual fiquei cinco bravos anos). A Chisel tem a grande diferença de ter apenas uma coroa na frente (portanto apenas o câmbio traseiro), seguindo a tendência atual. Apesar das intermináveis polêmicas e opiniões contra e a favor desse formato, minha experiência como usuário é conclusiva: muito melhor do que os dois câmbios e sua confusa combinação de possibilidades de marchas. O pouco que se perde em algumas situações muito específicas é facilmente compensado pelos aspectos positivos do outro lado. Sobre ciclística, pneus (sem câmara), e ergonomia da bike, também posso dizer que são todos excelentes. Fantástico o equipamento (ainda que esteja longe do topo de qualidade e inovações do mercado atual).

Por mais simples que sejam, essas provinhas sempre tiram a gente daquela zona de conforto em que inevitavelmente vamos nos acomodando, e nos levam a curtir a brincadeira de pedalar numa circunstância um pouquinho mais desafiadora do que o usual. 

Bom demais!

Vamos juntos?









53 km
2h 48 min
814 m de ganho de elevação









Gratidão





Força Sempre








Um comentário: