Ultimamente andei explorando um pouco o Mavic em situações de fotos noturnas ou ao cair da tarde, tentando aproveitar as raras janelas de céu limpo e luminosidade favorável nestas terras.
Voar à noite com o drone tem a condição técnica agravante de que seus sensores de obstáculos frontais e inferiores não funcionam nessas situações de pouca luminosidade, o que aumenta um pouco o risco do voo e, consequentemente, exige um cuidado um pouco maior na pilotagem.
Em contrapartida, certas luzes e/ou luminosidades se destacam de maneira toda especial na escuridão da noite ou pouca luz do crepúsculo vespertino, o que, às vezes, dá o tom de graça à imagem.
Jardim Botânico
Já havia exposto essa foto em uma outra postagem aqui no blog, mas resolvi tirar de lá e traze-la para este post, em função de reunir aqui apenas imagens noturnas. O Jardim Botânico é um conhecido cartão postal da cidade. Visto aqui sob uma bem situada lua cheia, parece que ficou ainda mais inspirador.
Cena urbana
Esse guindaste situa-se numa obra próxima ao centro da cidade. Algumas semanas antes de fazer essa foto, passei ali perto, de carro, mais ou menos nessa mesma hora de fim de tarde, e de onde estava imaginei que, talvez, com o drone, conseguisse uma bonita imagem com o sol se pondo ao fundo. Dias depois, passando da imaginação à prática, gostei do resultado do voo, ainda que o sol não estivesse tão bem delineado, como ocorre em alguns dias muito específicos aqui na região.
Panorama urbano, sobre a Avenida Visconde de Gurapuava
O perfil dos prédios em contraste com o resto de luz do sol no céu ao fundo, pontuado pelas luzes dos carros e postes da longa avenida estendendo-se ao longe deram a essa imagem uma composição que me agradou, conseguindo, ao meu ver, dar a uma cena tipicamente urbana e comum, um ar de aconchego e leveza.
Cidade
Fiz essa foto no mesmo voo da foto anterior. Elevando um pouco a altura e girando a câmera para outra direção (um pouco à esquerda). O prédio grande e iluminado que aparece ao centro é a rodoviária da cidade.
Igreja do Cabral
Essa igreja fica no bairro do qual empresta o nome, e destaca-se, à noite, pela bela iluminação, ao lado da Avenida Paraná, estendendo-se ao longe. Do ponto de vista arquitetônico, essas igrejas clássicas apresentam belas e inspiradoras formas.
Viaduto estaiado sobre a Avenida das Torres
Dizem as más línguas que o viaduto estaiado sobre a Avenida das Torres, construído sob o pretexto das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, não precisava, a rigor, ser estaiado (o que o faria igualmente funcional e muito menos oneroso). Polêmicas à parte, o fato é que a estrutura ficou estilosa e deu um diferencial à paisagem local. Acho que a foto ficou interessante, ainda que esperasse uma maior presença da lua ao fundo, à direita.
Palácio Avenida
Esse prédio, aqui fotografado vestido com as luzes de natal, é bastante famoso pelas apresentações natalinas de um coral de crianças que se apresenta no local ao longo do mês de dezembro. Atualmente o edifício pertence ao Banco Bradesco.
Obs:
- Todas as fotos: arquivo pessoal.
- Equipamento utilizado: drone DJI Mavic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário