Nestes dois dias eu e a Mari demos uma saída pra dar umas voltas pela simpática região de Campo Alegre, São Bento do Sul e Corupá, no norte de Santa Catarina. Aproveitei a experiência adquirida na viagem de bicicleta que fiz pra esse lado há algum tempo (Circuito das Araucárias de Cicloturismo) pra bolar um roteirinho pra fazer com o Troller.
Saindo de Campo Alegre, fomos até São Bento do Sul pelo asfalto. De lá embrenhamo-nos pelas estradinhas de terra indicadas na planilha do Circuito, descendo a serra em direção a Corupá. Aproveitando a passagem pelo Parque da Rota das Cachoeiras, fizemos uma rápida investida caminhando (por cerca de duas horas, ida e volta) na trilha que leva às quedas d'água, curtindo bastante o frescor da exuberante mata em volta e o ar de renovação que a água em movimento inspira.
Passamos pelo centro da cidade e retornamos ao isolamento das estradinha de terra em direção a Campo Alegre, subindo a serra em meio a uma paisagem efetivamente revigorante. Rodamos nessa pequena volta cerca de 100 km por estradas de terra, do começo da manhã até o fim do dia.
Dirigir por esses caminhos rurais é pra mim um prazer simples e autêntico. É muito boa essa sensação de estar em um ambiente praticamente desabitado, sem um monte de coisas e carros em volta, de poder descobrir com alegria quase infantil a paisagem que se abre em cada curva, de sentir o cheiro do mato, de ouvir o rio debaixo da ponte, o cantar dos pássaros, a ligeira instabilidade dos pneus sobre as pedrinhas, o ronco grave do motor empurrando o jipinho à frente...
Por diversas vezes, quando me vejo travado no trânsito intenso e nos infinitos sinais luminosos das ruas de Curitiba, me ponho a pensar nesses lugares idílicos onde ainda é possível dirigir com prazer, e isso me conforta um pouquinho...
Aproveitamos também o passeio pra brincar de tirar algumas fotos e afiar o olhar pra enxergar os ângulos e a beleza na ampla paisagem á nossa frente (tarefa essa, devo confessar, nada difícil). A seguir algumas dessa imagens:
Brincando de montar totens de pedra
Ponte coberta sobre o Rio Três Barras, na "Estrada Bonita",
próximo de Joinville
Uma das quatorze cachoeiras de Corupá
A força das águas
A beleza simples e envolvente de um belo campo à luz do fim de tarde
Hotel em Campo Alegre
Que a água que vai leve tudo o que não serve mais...
Que a água que vem traga renovação e energia pra tocar a vida...
A Mari colocando as orações em dia numa capelinha à beira do caminho
E no link abaixo uma pequena noção do caminho em movimento:
"A capacidade mais importante a se cultivar e,
ao mesmo tempo, a mais difícil de ser adquirida,
é aquela de ver o que está diante de nós.
A visão é uma faculdade, ver é uma arte."
G. P Marsh
Gratidão
Muito bacana esse lugar!!! vale a pena cada passeio por ai.
ResponderExcluir