Aproveitando a visita do amigo Flammarion, que veio de Brasília passar uns dias aqui na região, demos uma saída pra conhecer o camping Marumbi, na base do conjunto de montanhas de mesmo nome, na região de Morretes (a cerca de 80 km de Curitiba), berço do montanhismo paranaense e um dos ícones desse esporte no Brasil.
Como estávamos por lá, usamos a "teoria do Jaques" - já que estamos por aqui, por que não fazer um rápido ataque ao cume?... Assim, no dia seguinte ao nosso pernoite acampados, enveredamo-nos na trilha frontal em direção ao Pico Olimpo, ponto mais alto do Marumbi.
Não dá pra dizer que é uma caminhada fácil... Na verdade, nem é bem uma caminhada. É uma autêntica "escalaminhada", misto das duas atividades. Cerca de três horas de intenso esforço físico depois atingimos o cume (pouco mais de 1000 metros de ascensão vertical). O tempo estava meio fechado, mas não chegou a chover e a temperatura estava bem agradável. Ficamos alguns minutos sem pressa no topo, curtindo o visual que ora se abria, ora se fechava, e iniciamos a descida, que levou cerca de duas horas e meia até a base.
Por ser segunda e terça feira tivemos a dádiva de não ter ninguém além de nós na montanha (e no camping), o que é sempre interessante.
O Troller mais uma vez cumpriu bem sua missão de nos levar até um ponto aonde somente veículos 4x4 chegam, economizando-nos alguns km de árdua caminhada (morro acima e abaixo).
Ainda que tenha sido um passeio rápido, foi extremamente gratificante e eficiente pra quebrar essa "hipnose" que o ambiente urbano vai criando na gente. Muito bom!
A estação Marumbi e a bela estrada de ferro que serpenteia a Serra do Mar
O camping Marumbi - boa estrutura e local muito agradável (no entanto, com muitas muriçocas [nada é perfeito])...
O conjunto Marumbi, visto da base, aos 488 m de altitude. O cume fica a 1527 m
O belo visual da trilha, no seu começo
Placa indicativa das diversas rotas que levam ao topo
No cume: tempo meio fechado, mas estável
Uma das diversas escadas da rota
Gratidão.
Força Sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário