Essas provinhas de Mountain Bike são verdadeiramente desafiantes! Como diz aquele ditado: "não tem dia fácil!".
Essa etapa de Morretes do Campeonato Metropolitano foi marcada pelo calor intenso, pelo percurso tecnicamente um tanto difícil e pela intensa participação da galera: desta vez, cerca de 1.100 inscritos (nas diversas categorias oferecidas).
Participei na categoria PRO (percurso completo) - 45 km. A primeira metade da prova foi rápida e nervosa, devido ao tráfego intenso de ciclistas na trilha (muitos das categorias mais curtas e mais rápidas). A partir do km 22, aproximadamente, houve a separação dos percursos mais curtos e do longo, e logo em seguida começaram as subidas mais fortes.
Vários trechos beiravam o limite do pedalável. A grande maioria partiu para o "empurra-bike", sob um sol de 38º C. Nas descidas que vieram na sequência o problema foi outro: inclinação acentuadíssima temperada com pedras soltas, valas e aquela traiçoeira combinação de luz e sombra - ou seja, uma verdadeira armadilha. Cruzei com uns quatro ou cinco colegas de prova estatelados no chão, contorcendo-se entre escoriações e gemidos alarmantes!
Fica aquela sensação espetacular de sentir nitidamente essa overdose de adrenalina e outros "nutrientes" que tão bem fazem à alma e que deixam o corpo meio anestesiado por algumas horas (e meio de "ressaca" nos dias seguintes...).
Ritmo de prova definitivamente é diferente até mesmo dos melhores treinos. Muito bom passar por essa instabilidade de vez em quando.
Distância percorrida: 45 km
Tempo: 2h 19min
Velocidade média: 19,4 km/h
Ganho de altitude: 580 m
Classificação na categoria Master 45-49 anos: 9º/18
Percurso e altimetria: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=yfwyityfwrnuwxqo
Meu irmão, como sempre realizando os sonhos. Parabéns por mais está etapa cumprida. (Gilson Assis)
ResponderExcluir