Programamos essa pequena viagem em família com a ideia de sair um pouco de casa e do ritmo cotidiano, ao qual inevitavelmente vamos nos acomodando.
Escolhemos essa região do litoral catarinense pra passar uns dias baseados em informações que a gente vê por aí, de que seria bem bonito e inspirador.
Hospedamo-nos em uma casa alugada (via Airbnb) num local super aconchegante e bem retirado, em meio a uma pequena mata e à beira da Lagoa de Ibiraquera.
A rigor, esse padrão de ficar parado na praia tomando sol não faz muito o meu estilo, por isso motivei minha tripulação para um outro tipo de brincadeira: caminhar. Descobrimos, assim, lindas trilhas ligando uma praia à outra, sempre passando por belos costões e paisagens verdadeiramente deslumbrantes.
Parece que há uma alegria infantil em descortinar paisagens nunca vistas percorrendo um caminho inédito, e curtimos muito essas descobertas.
Isso me faz lembrar como é bom sair do próprio quintal de vez em quando. Muitas vezes, quando estamos confortavelmente instalados em casa, com nossa rotina bem estabelecida e nossas coisas ao alcance das mãos, tendemos a pensar: "viajar pra que?... vou é ficar quieto aqui no meu canto...". No entanto, cada vez que rompemos essa inércia e vamos dar uma olhada no mundo, a sensação de satisfação costuma ser uma bela recompensa.
E há, é claro, sempre boas lições a serem aprendidas nas entrelinhas da história que vamos vivendo. Aprender a lidar com situações diferentes, enfrentar pequenas incertezas, contornar pequenos desconfortos, são sempre exercícios bons de fazer de vez em quando.
Buscamos nos divertir também procurando ângulos e luzes para fotos, o que também é bem bacana. Fotografar é sempre um desafio. Como retratar o que os olhos veem no mundo real? A experiência nos prova que, via de regra, costuma ser menos fácil do que se imagina.
O convívio em família é também outro aspecto relevante. Nessas situações cresce de importância a qualidade dos relacionamentos, evidenciada nas tomadas de decisão, em ter que esperar o outro, em estimular, em ceder, em perceber como cada um está reagindo, etc. Em tudo há boas oportunidades de exercitar velhas virtudes.
A beleza da região realmente surpreendeu e superou minhas melhores expectativas. Fica a dica pra quem estiver procurando um lugar bacana pra visitar.
Veja aí:
1º dia:
Trilha da Praia do Luz para a Praia do Rosa
Pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera
2º dia:
Trilha para a Praia Vermelha
3 º dia:
Trilha da Praia do Rosa para a Praia Vermelha
Pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera
4º dia:
Nascer do sol na Praia do Luz
Remada de Stand Up Paddle na Lagoa de Ibiraquera
Fim de tarde na Praia do Luz
5º dia:
Trilha da Caranha
(da Praia da Barra da Ferrugem para a Praia do Ouvidor)
Fim de tarde na Lagoa de Ibiraquera (Mavic)
6º dia:
Trilha da Praia Vermelha
Fim de tarde na Lagoa de Ibiraquera
7º dia:
Lagoa de Ibiraquera (Mavic)
*** *** ***
Casa em que nos hospedamos:
*** *** ***
Observações:
- Todos os protocolos de segurança em relação à prevenção de contágio pelo Covid-19 foram observados nesta viagem, na medida do possível.
- Câmeras utilizadas:
"A beleza fica invisível quando nos acostumamos a ela.
Se nossa atenção fosse permanente,
com o fascínio e a devoção que o encantamento mantêm acesos,
cada rosto, cada paisagem, cada situação seriam inteiramente novos,
e a beleza teria as mesmas cores vivas da primeira vez."
(Luiz Carlos Lisboa)
Gratidão
Força Sempre