Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

domingo, 20 de março de 2016

Passeio na Represa do Carvalho (Trilhas dos Mananciais da Serra), Curitiba-PR - 12 Mar 2016





     Passeio com a Mari, Thaís e Nicole (amiga da Thaís) na Represa do Carvalho, num raro sábado de sol por essas bandas.

            "Construído no início do século passado e inaugurado no ano de 1908, o local foi a primeira estrutura de captação de água que abasteceu Curitiba. Situado no cerne do Parque Estadual Pico do Marumbi, foi responsável por distribuir água para toda a capital paranaense até a década de 40."
                                                    (fonte: parana-online.com.br)

     O local é muito bonito e inspirador. Fica no final de uma estrada de terra na região rural de Piraquara, a cerca de 50 km de Curitiba, e o acesso só é liberado no segundo final de semana de cada mês.

     Bela oportunidade de respirar um pouco de ar puro, admirar a natureza intocada, curtir o silêncio da mata e se sentir num ambiente especial, fora dos grandes aglomerados de gente, tão comuns nas cidades hoje em dia.























































     Que sejamos sempre capazes de enxergar a beleza, 
onde quer que ela esteja.



segunda-feira, 7 de março de 2016

Remada (caiaque) na Baía de Guaratuba/PR - 05 Mar 2016




     Remada com o Kayapó na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, próximo de Caiobá (a cerca de 120 km de Curitiba), junto com o pessoal da "Equipe Paraná", um grupo de amigos que tem em comum o gosto por remadas em caiaques por lazer ou para pescar - http://www.pescaeaventura.com/

     Saímos do terreno de uma família que vive da captura, limpeza e venda de ostras na região, por volta das nove e meia da manhã. Havia cerca de 35 remadores, todos, com exceção de mim, em caiaques tipo "sit on top". 

     Remamos (sem nenhuma pressa) 7,5 km até o ponto de acesso por trilha ao Salto Parati, distante cerca de um km mata a dentro. Fizemos a tranquila caminhada até o local do salto, onde dei o mergulho refrescante nas águas geladas e super limpas do rio, Curti um pouco o belo ambiente e me juntei a quatro colegas que estavam em dois caiaques duplos (infláveis) para o retorno, um pouco antes dos demais, que ainda ficariam para almoçar na casa de um habitante local (que funciona como restaurante ocasional).

     Subimos ainda um pouco mais pelo belo e estreito canal em que estávamos e iniciamos o retorno. Em mais 8,5 km estávamos de volta ao ponto de partida, por volta das três horas da tarde.

     O dia, que começou meio chuvoso e instável, até que manteve-se aberto e bonito, com nuvens de chuva rondando ao longe.

     Belo passeio que proporciona a infalível e cativante fórmula de remar um caiaque: lugares instigantes, silêncio, horizonte amplo, aquela sutil apreensão de estar num ambiente não habitual, um pouco de exercício físico, um pouco de exercício mental e existencial e é isso. Bom demais.



Trajeto realizado (em vermelho).




Ponto de partida.












Salto Parati.