Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

terça-feira, 31 de julho de 2018

Viagem de moto a Erechim-RS, 27 a 29 de Julho de 2018









Neste final de semana fiz uma bela sessão de "moto-terapia" numa viagem de ida e volta a Erechim-RS, saindo de Curitiba (940 km no total). A Mari estava querendo visitar a mãe dela e queria também que eu fosse junto. Considerando que a Thaís estava fora de casa nesse período, em uma viagem do Colégio, fiz a contra proposta de irmos de moto, com o que ela concordou prontamente (poderosa essa força de atração das mães!).

Fazia muitos anos que não viajávamos de moto juntos (certamente mais de quinze anos), de tal forma que essa viagenzinha foi uma espécie de resgate de velhos tempos.

Pilotar com garupa é um pouco diferente de andar sozinho, tanto tecnicamente quanto em termos de sensações produzidas. Do ponto de vista técnico, a grande diferença é o acréscimo de peso da garupa, o que influencia significativamente no equilíbrio e comportamento dinâmico da moto. Em termos práticos, fica menos "fluido", digamos assim, do que estando sozinho. Mas a GS é uma moto tão fantástica que esse "déficit" é extremamente minimizado, ou seja, a moto continua tão estável e confiável quanto numa pilotagem solo.

No âmbito das sensações o que ressalta pra mim é a questão da responsabilidade de estar com alguém totalmente sob os meus cuidados e habilidade ao guidão. É interessante que, de carro, essa questão não é tão evidente. Acho que, de certa forma, é inegável a maior "sensação de risco" sobre uma moto em comparação com um carro. Nesse sentido pilotar sozinho é bem mais tranquilo.

Fizemos uma excelente viagem, tanto de ida quanto de volta, em que pese as condições não muito boas da estrada que pegamos (BR 476/ 153) - mão simples, muitos caminhões, alguns buracos, ondulações e obstáculos, sinalização precária e os malditos radares em tudo que é canto (ou seja, "normal"...). Na ida ainda pegamos umas duas horas de viagem noturna, o que é sempre um pouco mais tenso do que andar à luz do dia, mas deu tudo certo. O tempo esteve perfeito: sem chuva, sem calor, céu quase azul.

Bom demais dar uma voada dessas de vez em quando!





































































Em azul, o percurso realizado - ida e volta: 940 km







Gratidão





Força Sempre








Um comentário: