Fui participar dessa etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike mesmo sem estar treinando MTB o quanto gostaria [Se formos esperar até estarmos definitivamente prontos, é provável que não façamos nada nunca, porque nunca estaremos realmente prontos]. Aproveitei pra encarar o evento mais como um treino do que exatamente como prova.
O dia estava perfeito: temperatura agradável, céu azul. O percurso não foi dos mais difíceis, apesar da altimetria considerável, como é costume na modalidade.
Estive observando, durante a prova, o processo mental que se desenvolve na intimidade dos meus pensamentos. Incrível como, mesmo tudo estando correndo conforme o previsto, a mente fica o tempo todo preocupada com todas as possibilidades de algo dar errado, ou analisando criticamente cada ação, cada performance, cada ocorrência.
Vejo a mente, nessas horas, como um agente fiscalizador muito chato. Como um "mal necessário". Tenho que reconhecer que essas avaliações podem ser muito úteis eventualmente, mas tudo deve ter medida, e essa qualidade parece que às vezes falta a essa nossa "faceta".
Bom mesmo é quando esse diálogo mental silencia e a atenção foca só no que realmente interessa: pedalar, fazer força, curtir o momento, relaxar. Mas pra isso há que ter certo domínio da situação - uma "voz" por trás da voz da mente que lhe diga: "Ok, agora tá comigo. Relaxa que eu tomo conta."
Bom demais participar dessas provinhas de vez em quando.
Obs:
- Todas as fotos: equipe "Esporte na Foto".
Gratidão
Força Sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário