Programamos essa pequena viagem em família com a ideia de sair um pouco de casa e do ritmo cotidiano, ao qual inevitavelmente vamos nos acomodando.
Escolhemos essa região do litoral catarinense pra passar uns dias baseados em informações que a gente vê por aí, de que seria bem bonito e inspirador.
Hospedamo-nos em uma casa alugada (via Airbnb) num local super aconchegante e bem retirado, em meio a uma pequena mata e à beira da Lagoa de Ibiraquera.
A rigor, esse padrão de ficar parado na praia tomando sol não faz muito o meu estilo, por isso motivei minha tripulação para um outro tipo de brincadeira: caminhar. Descobrimos, assim, lindas trilhas ligando uma praia à outra, sempre passando por belos costões e paisagens verdadeiramente deslumbrantes.
Parece que há uma alegria infantil em descortinar paisagens nunca vistas percorrendo um caminho inédito, e curtimos muito essas descobertas.
Isso me faz lembrar como é bom sair do próprio quintal de vez em quando. Muitas vezes, quando estamos confortavelmente instalados em casa, com nossa rotina bem estabelecida e nossas coisas ao alcance das mãos, tendemos a pensar: "viajar pra que?... vou é ficar quieto aqui no meu canto...". No entanto, cada vez que rompemos essa inércia e vamos dar uma olhada no mundo, a sensação de satisfação costuma ser uma bela recompensa.
E há, é claro, sempre boas lições a serem aprendidas nas entrelinhas da história que vamos vivendo. Aprender a lidar com situações diferentes, enfrentar pequenas incertezas, contornar pequenos desconfortos, são sempre exercícios bons de fazer de vez em quando.
Buscamos nos divertir também procurando ângulos e luzes para fotos, o que também é bem bacana. Fotografar é sempre um desafio. Como retratar o que os olhos veem no mundo real? A experiência nos prova que, via de regra, costuma ser menos fácil do que se imagina.
O convívio em família é também outro aspecto relevante. Nessas situações cresce de importância a qualidade dos relacionamentos, evidenciada nas tomadas de decisão, em ter que esperar o outro, em estimular, em ceder, em perceber como cada um está reagindo, etc. Em tudo há boas oportunidades de exercitar velhas virtudes.
A beleza da região realmente surpreendeu e superou minhas melhores expectativas. Fica a dica pra quem estiver procurando um lugar bacana pra visitar.
Veja aí:
1º dia:
Trilha da Praia do Luz para a Praia do Rosa
Pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera
2º dia:
Trilha para a Praia Vermelha
3 º dia:
Trilha da Praia do Rosa para a Praia Vermelha
Pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera
4º dia:
Nascer do sol na Praia do Luz
Remada de Stand Up Paddle na Lagoa de Ibiraquera
Fim de tarde na Praia do Luz
5º dia:
Trilha da Caranha
(da Praia da Barra da Ferrugem para a Praia do Ouvidor)
Fim de tarde na Lagoa de Ibiraquera (Mavic)
6º dia:
Trilha da Praia Vermelha
Fim de tarde na Lagoa de Ibiraquera
7º dia:
Lagoa de Ibiraquera (Mavic)
*** *** ***
Casa em que nos hospedamos:
*** *** ***
Observações:
- Todos os protocolos de segurança em relação à prevenção de contágio pelo Covid-19 foram observados nesta viagem, na medida do possível.
- Câmeras utilizadas:
"A beleza fica invisível quando nos acostumamos a ela.
Se nossa atenção fosse permanente,
com o fascínio e a devoção que o encantamento mantêm acesos,
cada rosto, cada paisagem, cada situação seriam inteiramente novos,
e a beleza teria as mesmas cores vivas da primeira vez."
(Luiz Carlos Lisboa)
Gratidão
Força Sempre
Cada praia mais bonita que a outra. Parabéns pelas lindas fotos e pelo belo passeio. Abraços meu irmão.
ResponderExcluirQue passeio lindo em família!!
ResponderExcluirTodos os três em forma.... trilhas unindo praias lindas.
Quanto às fotos, SEMPRE podendo ser utilizadas como cartão postal.
Muito bom vê-los aproveitando esta natureza exuberante de SC.
Forte abraço, obrigado por dividir com a gente momentos tão únicos.