Tiger 900 Rally Pro

Tiger 900 Rally Pro
Tiger 900 Rally Pro

domingo, 24 de agosto de 2025

Caminhada ao Pico Capivari Mirim, Campina Grande do Sul-PR, 13 e 17 de Agosto de 2025

 




Caminhada em trilha montanhosa

5 horas de atividade (ida e volta)

em parceria com amigos da Escola de Filosofia Nova Acrópole



O Morro Capivari Mirim (1.552m de altitude) faz parte da Serra do Capivari e localiza-se entre os municípios de Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul, a cerca de 60 km de distância de Curitiba (sentido São Paulo).

Essa foi mais uma trilha proposta pela Escola de Filosofia Nova Acrópole (sede Curitiba).

No dia 13 de agosto, o amigo Milton Hartmann e eu fizemos o reconhecimento do percurso, em um fantástico dia de sol, céu azul e temperatura agradável, sem nem uma nuvem no céu. 

E no domingo seguinte, dia 17 de agosto, conduzimos um grupo de nove pessoas, dentre as quais, a Mari. O dia começou com um forte nevoeiro, mas aos poucos o tempo foi abrindo, proporcionando um verdadeiro espetáculo visual, ora de um mar de nuvens sob nossos pés, ora do sol despontando em meio à névoa, ora de um lindo horizonte sob um imenso céu azul a perder de vista. 

A caminhada demandou quase três horas de subida, um tempo de contemplação do visual no topo e mais quase duas horas de descida. Não é uma trilha longa, mas é bem íngreme e acidentada. 

É isso! Bom demais!


Dia 13 de agosto - reconhecimento:




Represa do Capivari, às margens da Rodovia BR 116,
vista das encostas do Capivari Mirim





O amigo Milton Hartmann, no cume do Capivari Mirim

























Link dos dados da caminhada:

Dados gravados no Strava





Dia 17 de agosto






























































































































































(crédito da foto: Mari)































Gratidão




Força Sempre





domingo, 3 de agosto de 2025

Viagem de carro, em família, ao Forte Marechal Luz, São Francisco do Sul-SC, 11a 14 de Julho de 2025

 




Viagem de lazer

em família, 3 dias



Nesse final de semana estivemos mais uma vez no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, para um período de relaxamento e apreciação do lugar. 

É um local de praia e, nessa época (inverno), fica bem desabitado, o que pode ser considerado bom, dependendo do ponto de vista. De fato, nessas condições fica pouco favorável curtir mergulho no mar, devido à temperatura da água. No entanto nada impede apreciar o belo visual caminhando à beira mar ou simplesmente sentar e ficar contemplando o horizonte. 

Já estivemos nesse lugar várias vezes, mas cada uma tem características particulares, seja do clima, da movimentação na região ou mesmo do momento pessoal por que passamos. E sempre é agradável apreciar o sossego desse cantinho especial desse belo litoral de Santa Catarina. 

Abaixo, algumas fotos da estadia por lá.





































O Chico em sua máxima performance selvagem (rsrs)...























































































































































"A ilusão, Bertrand amigo, é tão útil quanto a certeza.

E na formação de um espírito complexo, 

devem entrar tanto os contos de fadas

como os problemas de Euclides." 

(Eça de Queiroz)





Gratidão




Força Sempre












domingo, 6 de julho de 2025

2ª Circunavegação de Iguape (caiaque oceânico), Iguape-SP, 20 e 21 de Junho de 2025

 





Canoagem de expedição

2ª Circunavegação de Iguape

2 dias, 55 km
evento organizado pela @tupicaiaques









Percurso realizado (em vermelho, sentido horário)





Neste final de semana fui participar do encontro de canoagem de expedição organizado pela empresa Tupi Caiaques, em Iguape, litoral sul de São Paulo. 

O encontro contou com a participação de cerca de 90 canoístas, de diversos estados do Brasil, e teve o apoio da Prefeitura da cidade, além de empresas parceiras. 

Na quinta-feira, 19 de junho, por ocasião do check-in no evento, tivemos a oportunidade de assistir a duas palestras promovidas pela organização: a primeira do canoísta e amigo Rogério Baggio, contando um pouco da sua bela saga de percorrer 900 km remando pelo Rio Iguaçu, no Paraná, na companhia de sua esposa, Bernadete, há alguns anos. E a segunda das canoísta @hell_amaral e @mariana_merch, relatando histórias de expedições em caiaque com um grupo de amigas e iniciativas de canoagem voltadas para o público feminino (@paddle_like_a_girl)

Na sexta-feira de manhã, por volta das 9 horas, a flotilha partiu do antigo Porto da Balsa, nos arredores da cidade. Momento de grande festa e muita animação.

Nesse primeiro dia remamos 30 km, com uma breve parada para lanche e descanso na metade da jornada. O dia terminou por voltas das 16:30h, em um sítio de moradores locais na Costeira da Barra, onde montamos acampamento e dedicamos a noite a conversas, roda de viola, jantar e apreciação do lugar.

No segundo dia acordamos cedo e cumprimos os procedimentos de desjejum, desmontagem das barracas e reacomodação das coisas nos barcos, e às 9 horas já estávamos todos de volta à água, para dar início à remada.

Cerca de 3 horas mais tarde demos uma parada na boca da barra, onde o Rio Ribeira de Iguape deságua no mar, para um rápido descanso, tirar fotos e curtir a paisagem. 

Pouco depois paramos para o almoço no restaurante Toca do Buggio, onde fomos recebidos com um belo churrasco e um agradável momento de confraternização.

A remada terminou de volta ao ponto de partida, na orla da cidade de Iguape, por volta das 16 horas, ocasião em que houve música ao vivo para recepcionar os participantes, sorteio de brindes e muita alegria pela conclusão da empreitada. 

Tivemos a sorte de ter um clima muito favorável nesses dois dias, sem chuva, com sol entre nuvens e temperatura agradável, o que foi de fato uma bênção, porque já no dia seguinte essas condições mudaram para frio e chuva constante em toda a região. 

O encontro foi mais uma excelente oportunidade pra curtir os prazeres de uma remada um pouquinho mais longa, com pernoite em acampamento, apreciando o lindo cenário desse pedaço do nosso litoral e ainda tendo a oportunidade de rever velhos amigos, fazer novos e compartilhar experiências e aprendizados com outros remadores.

Deixo aqui meu muito obrigado, meu reconhecimento e meus parabéns ao Sérgio Ribeiro e à Fabiana Florio e a toda a equipe da Tupi Caiaques, pela iniciativa corajosa, esmerada organização e atenção carinhosa para com todos os participantes, em todos os momentos. São eventos assim que fortalecem a canoagem oceânica e encorajam o seu desenvolvimento. 

É isso. Bom demais! Sempre em frente!



Dia 1, 20 Junho
29,8 km remados:


Dia 1






Preparativos para a saída






































































































































Parada pra lanche e descanso




































Local do pernoite (acampamento)

















Dia 2, 21 Junho
24,8 km remados:



Dia 2





Amanhecer do segundo dia











































































Parada pra descanso na barra do Rio Ribeira







































































Almoço no restaurante Toca do Buggio





























































Gratidão




Força Sempre